Mapa da desigualdade em 2013

Mapa da desigualdade em 2013: 0,7% da população detém 41% da riqueza mundial

De acordo com um estudo do insuspeito Credit Suisse, nunca produzimos tanto como hoje, mas nunca a riqueza foi tão desigualmente dividida. Apesar de a produção ser mais do que suficiente para acabar com a carestia em todo o mundo, dizem-nos que temos de trabalhar mais, mais intensivamente, e por salários menores. Não porque a economia desabe caso não o façamos, mas porque estes níveis gigantescos de acumulação e concentração de capital têm de ser mantidos a todo o custo.

A carestia de muitos paga a opulência de uns poucos. Não é com caridade que acabamos com a pobreza, pois esta só será erradicada quando o capitalismo for enviado direitinho para o caixote de lixo da história.

One thought on “Mapa da desigualdade em 2013

  1. E este processo da concentração da riqueza foi acelerado com a “financeirização” da economia, através da gigantesca atividade especulativa. Assim se cumpre o axiomático princípio do funcionamento dos agentes do capitalismo financeiro, que procuram, através da livre circulação de capitais, transferir a riqueza dos países menos ricos para os mais ricos, e, dentro de cada país, transferir os rendimentos do trabalho para os rendimentos do capital.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s