Angola, Portugal e a separação de poderes

Sobre as últimas declarações de J. Eduardo dos Santos, diz Pedro Filipe Soares que “Portugal não se deu ao respeito, e ao não se dar a esse respeito, é agora pressionado e novamente desrespeitado“. Concordo, mas é pouco.

Urge bater o pé e dizer que este desrespeito pela organização estatal portuguesa não começou nem acabará com trocas de palavras entre Machetes e artigos do Jornal de Angola. Muito menos com esta estratégia de apontar Rui Machete como o “elo mais fraco” no governo que precisa de ser demitido – o que é verdade, mas uma verdade que se aplica a todo o governo. A questão aqui é que o desrespeito, despudorado, pelo Estado Português começa no FMI/BCE, estende-se aos cargos cimeiros da UE – onde se alapa o traseiro sabujo de Durão Barroso, o PM demissionário – e desagua no próprio Governo liderado por P. Passos Coelho; a trindade do financeiramente inevitável, que sem cara nem conteúdo atacam o Tribunal Constitucional por, surpresa do caralho, garantir que a Constituição não é consecutivamente violada, ignorando em absoluto o princípio da separação de poderes e prosseguindo numa servidão febril contra a vida e obra de uma população inteira, em nome dos sacrossantos mercados. 

A verdade é que as patacoadas de Rui Machete não são um problema tanto quanto são a consequência de uma elite arrogante e mesquinha que tomou o poder e agora se julga acima da lei. As declarações de J. Eduardo dos Santos não são por isso uma surpresa, são sim a extensão lógica das práticas governamentais em Portugal, a figura de Machete sobrando como uma caricatura infeliz do declínio democrático em curso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s