Não há peneira que tape tanto sol

Por mais cambalhotas argumentativas que o Governo dê, o seu carácter de classe é cada vez mais notório. Só os mais ingénuos (ou politicamente comprometidos com os partidos do arco da troika) poderão pensar que por detrás da expressão “interesse nacional” se esconde algo que não seja os interesses do grande capital, especialmente o financeiro e do sector das exportações.

Ou pensarão, porventura, que o facto de se anunciar cortes nas pensões de viuvez (como é que se não lembraram disto antes?!) e nos salários dos trabalhadores das empresas públicas ao mesmo tempo que se conjectura uma descida no IRC, é pura coincidência?

Não há hipocrisia que valha a Portas e Passos. Para pagar a dívida “pública” – que é como quem diz, para resgatar os lucros da banca privada no contexto de desvalorização do capital financeiro – vai-se sempre beber à mesma fonte: salários e pensões dos trabalhadores (neste afã cleptomaníaco, nem os mortos escapam…), para que as empresas paguem (ainda) menos impostos.

E que não restem dúvidas, são as grandes empresas que irão beneficiar da descida do IRC, sem que isso se traduza minimamente na criação de emprego. Ainda muito recentemente, na Finlândia, o governo reduziu o imposto empresarial em mais de 4%, sem que isso estancasse a destruição contínua de postos de trabalho.

Nada contra que se crie melhores condições fiscais para as pequenas empresas, elas próprias afogadas nesta crise e espoliadas pela ditadura do grande capital. Bem pelo contrário, eu defendo a suspensão do pagamento da dívida “pública” e a nacionalização da banca, para que haja condições de acesso ao crédito público por parte dos pequenos negociantes.  Agora, isto que o PS e o Governo preparam é apenas mais uma “borla fiscal” para as grandes empresas, como foi justamente afirmado pelo BE.

curte de paulo portas

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s