Relvas caiu. Agora, só falta o resto do governo, a troika e a austeridade

Relvas afirma que a história o julgará. Fá-lo-á, sim senhor. E será tido como o político mais anedótico da história portuguesa. Como a materialização de tudo o que há de mais mesquinho na cultura política nacional. Não deixará saudades. Já agora, que aproveite a boleia e leve o idiota do embaixador jovem com os ténis fluorescentes.

Mas não deitemos foguetes antes da festa. Temos de estar conscientes que esta é a penúltima cartada do governo para procrastinar a sua queda. Primeiro, demite-se Relvas e depois vem a badalada remodelação governamental, que varrerá as restantes figuras menos capazes de inspirar qualquer respeito na população.

Perante isto, não podemos vacilar e devemos responder com a palavra-de-ordem que nos uniu no 2 de Março:

DEMISSÃO, JÁ!

Não basta exonerar Relvas, Santos Pereira ou qualquer outro ministro “remodelável”! Fora com esta gente toda! Fora com a troika! Fora com a austeridade!

Apenas depois disto poderemos levantar a cabeça e prospectar soluções para uma crise cujas raízes se encontram no âmago do sistema capitalista.

Enquanto isso, a “oposição” do PS entretém-se com moções de censura para inglês ver e a CGTP espartilha o protesto em milhares de acções inconsequentes e desmoralizadoras, quando o que devia ter feito era marcar uma Greve Geral com direito a manifestação na Assembleia da República para pouco tempo depois do 2 de Março. A mobilização tem que ser permanente, progressiva e ascendente. Caso contrário, a luta definha e morre. Verificámos precisamente isto depois da manifestação da “Geração à Rasca” em 2011, cuja organização não imprimiu uma perspectiva de continuidade ao protesto e clausurou-se num micro-movimento focado na preparação de uma iniciativa legislativa popular. Esse erro permitiu aos donos de Portugal canalizar a revolta para as eleições, onde dominam trapaceiros como Passos Coelho, Sócrates ou Seguro. Quero acreditar que desta vez vai ser diferente.

demissão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s