“Fevereiro Português”: documentário finlandês sobre a situação económico-social portuguesa

Na passada semana, a televisão pública finlandesa, a YLE, passou este documentário consagrado à situação económico-social portuguesa aquando do propalado “regresso aos mercados”. Os realizadores aperceberam-se rapidamente que a manobra de propaganda do governo não fazia os portugueses saltar de contentamento.

Neste documentário, intitulado Portugalin helmikuu (“Fevereiro Português”), constam entrevistas a académicos (como Boaventura Sousa Santos) e sindicalistas (como Arménio Carlos), mas também a médicos, profissionais de IPSS’s, sem-abrigo, professores, desempregados, etc. Uma coisa é particularmente visível: o desfasamento entre a realidade no país e o discurso oficial do governo, aqui representado por Carlos Moedas. Nesta moldura, Moedas reflecte o que o governo realmente é: uma quadrilha de lunáticos, convencidos que são os portadores de uma missão sagrada.

Podem ver o documentário aqui. É parcialmente em finlandês, mas as entrevistas são em português e inglês, pelo que é perceptível para quem não fala o idioma fino-úgrico.

2 thoughts on ““Fevereiro Português”: documentário finlandês sobre a situação económico-social portuguesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s