Sócrates: pseudo-engenheiro, ex-estudante de Filosofia, Doutor em Hipocrisia

Só em Portugal é que recebemos em apoteose semi-sebastianista um dos maiores responsáveis do latrocínio do qual somos vítimas. De facto, como nos habituou no passado, com Sócrates a hipocrisia não tem limites: primeiro, afirma que não voltará à “vida política activa”. Apesar de consciente de que é típico de um político oportunista conceber a actividade política como algo episódico, dependente da maré e dos interesses pessoais, não tenho dúvidas que Sócrates mente com todos os dentes. Mas a prática testará a veracidade das suas declarações.

Em segundo lugar, Sócrates dá-se ao desplante de apelar ao fim das políticas de austeridade. Ele, que – fazendo uso da metáfora utilizada pelo próprio durante a entrevista – , começou a cavar o buraco onde estamos agora enfiados.

Terceiro, o pseudo-engenheiro lá vende gato por lebre e tenta-nos convencer que a aprovação do PEC IV levaria o nosso barco para longe da tormenta da austeridade e dos sacrifícios que ela acarreta. Uma bela treta. Lembremos que o PEC IV previa cortes de “1360 milhões de euros nas contas públicas, dos quais 85 milhões de euros em saúde e 400 milhões de euros em investimento público” em 2011, reduzir a “despesa em pensões na ordem dos 425 milhões de euros, encerrar escolas, agravar a aplicação da condição de recursos nas despesas sociais, reduzir as deduções em IRS e aumentar o IRS de pensionistas e reformados” em 2012 e 2013, além de encaixar “2184, 2255 e 1145 milhões de euros respetivamente em 2011, 2012 e 2013” com um extenso programa de privatizações (ver o documento PEC IV: Toda a Verdade aqui). Entre um programa de austeridade e outro de austeridade e meia, venha o mafarrico e escolha.

Quanto à troca de galhardetes entre as comadres do PS e do PSD sobre as responsabilidades de cada qual na presente situação, acho que nem merece comentários muito elaborados. Relembro apenas que tanto o PS como o PSD (incluindo Cavaco Silva), e ainda o CDS-PP, são os grandes culpados não só pela gestão desta crise, mas também pelo atraso estrutural da nossa economia. Foram eles que nos enfiaram na UE, um autêntico carrossel manobrado por burocratas e usurários sem quaisquer escrúpulos, foram eles que destruíram o que restava da nossa já frágil indústria, foram eles que demoliram a nossa agricultura, foram eles que desmantelaram a nossa frota pesqueira, foram eles que privatizaram o património público a torto e a direito, foram eles que anularam grande parte das conquistas de Abril, foram eles que tornaram o estado português economicamente dependente dos mercados financeiros, foram eles que alimentaram as suas sôfregas e corruptas clientelas políticas a expensas dos nossos impostos. São eles que propõem ao país a continuação destas políticas.

Duvido que José Sócrates tenha conseguido terminar o seu curso de Filosofia, mas, no respeitante a hipocrisia, o homem ainda é um Doutor.

2 thoughts on “Sócrates: pseudo-engenheiro, ex-estudante de Filosofia, Doutor em Hipocrisia

  1. Excelente artigo, vai de encontro aquilo que de facto me parece ser uma reutilização política e mediática da personagem.Uma subtil re-introdução à vida política. Sempre beneficiando a máquina retórica do poder central. Sócrates espalhou demagogia: não é de se esperar mais de um comentador político com segundos interesses. E as TV’s (neste caso, pior ainda, a RTP…) permitem e compactuam.

    Parabéns pelo blog! Já agora, partilho aqui um projecto que também visa analisar, criticar e abranger a vida politica, social, económica e cultural, com artigos diários da nossa equipa de escritores/cronistas/jornalistas. Saudações!

    http://palavrasaoposte.wordpress.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s