A austeridade na Finlândia: mais alguns números

Entretanto, mais alguns números sobre o enquadramento orçamental do estado finlandês para o triénio 2014-2017.

A perda de receita com a descida da taxa sobre as empresas (o que no post anterior chamei “taxa sobre o capital” e que, de algum modo, equivale ao IRC em Portugal) chegará aos 960 milhões de euros. Estima-se que esta queda de receita será parcialmente compensada com os “efeitos dinamizadores” que a medida supostamente terá no mercado de trabalho, mesmo que não haja nenhum estudo onde sustentar esta assunção, assim como vários economistas já vieram denunciar que o governo fundamenta esta decisão política numa esperança vaga. Na verdade, o governo estima que estes “efeitos dinamizadores” colmatarão metade da quebra de receita com o presentinho dado ao capital, isto é, 480 milhões de euros! Uma brincadeirinha que vai ficar cara aos trabalhadores finlandeses.

Aliás, sabe-se também que, além dos 300 milhões que serão arrecadados através de impostos que afectam a população de forma indiscriminada, tal como o imposto sobre a electricidade, os cortes na despesa pública irão atingir os subsídios da segurança social (30 milhões de euros) e o financiamento para os municípios (90 milhões de euros). Relembro que os cortes orçamentais e o afã em evitar o endividamento dos municípios já levou a despedimentos e lay-offs em várias localidades, por isso, a situação tenderá a piorar.

Para qualquer partido que se diga dos trabalhadores, como o SDP e a Aliança de Esquerda, ambos cúmplices da direita no governo, isto só tem um nome: traição.

Fonte: Helsingin Sanomat, 23/03/13.

2 thoughts on “A austeridade na Finlândia: mais alguns números

  1. Pingback: Finlândia: onde a esquerda é cúmplice na austeridade e culpada pelo ascenso da extrema-direita | Sentidos Distintos

  2. Pingback: A oferenda aos patrões da Finlândia: exemplos concretos | Sentidos Distintos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s