Jyrki Katainen e o filósofo

1288544641414
Um escândalo paira sobre o governo finlandês: o primeiro-ministro, Jyrki Katainen, comissionou há pouco tempo um estudo sobre o “futuro” (não estou a brincar…) a um think-tank liderado por um filósofo seu amigo de longa data, Pekka Himanen. O estudo terá sido encomendado directamente pelo primeiro-ministro, sem concurso público. Imaginem lá quanto pagou o governo finlandês por esta pertinente investigação? Precisamente 700.000 euros! Numa altura em que o governo negoceia com os parceiros sociais cortes na estrutura estatal que podem chegar aos mil milhões de euros!
 
O caso já fez dar muito à língua e correr muita tinta por este geralmente tão pacato país, e um grupo de deputados dos Verdadeiros Finlandeses e do Grupo de Esquerda (um grupo parlamentar de dissidentes da Aliança de Esquerda) reuniram assinaturas para que a licitude do caso fosse investigada em sede de comissão parlamentar. Katainen, líder de uma coligação governamental direitista que integra os partidos parlamentares de esquerda, declarou não ter nada a esconder, posto que a legalidade do processo nunca esteve em causa. Talvez tenha razão. A questão é que, como nós portugueses estamos fartinhos de saber, muita imoralidade é cometida ao abrigo da lei. 
 
Uma outra nota: é lamentável que, mais uma vez, a extrema-direita demagógica dos Verdadeiros Finlandeses assuma a dianteira na oposição ao governo austeritário de Katainen. A esquerda parlamentar, isto é, o SDP, a Aliança de Esquerda e os Verdes, lá se mantêm atrelados a um governo de direita, quietinhos que nem ratos. Enquanto isso, os Verdadeiros Finlandeses são os “heróis do povo”. Que sirva de lição a todos os esquerdistas portugueses que defendem uma aproximação à direita, seja ao PSD ou à direita encapotada do PS.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s