Empreendedorismo para bebés

Das duas, uma: ou eu sou mesmo um lunático ou o mundo é que anda louco. Quando se dinamiza cursos de “empreendedorismo” para bebés, começo a sentir-me verdadeiramente num romance de  Orwell ou Huxley.

Além do ridículo – e moralmente dúbio – que é ensinar um bebé de 4 meses a ser “empreendedor” (de resto, um conceito tão discutível quanto subjectivo), o que é isto senão doutrinação liberal na sua vertente mais agressiva? Introduzir as crianças nos conceitos de solidariedade, fraternidade ou comunitarismo num qualquer regime socialista é considerado um acto doutrinador e “anti-democrático”, visto que anulamos a suposta individualidade da criança. Instrui-las a singrar num mundo de dog-eat-dog, num ambiente de competição desenfreada e desumanizadora já é perfeitamente aceitável e “democrático”.

Processos de doutrinação, deixemo-nos de ilusões,  hão-de existir em todos os regimes políticos. A questão reside dos princípios que veiculam. Da parte que me toca, não será esta a educação que darei aos meus filhos. Poderão ser as crianças menos “empreendedoras” lá do bairro, mas certamente se encontrarão armadas com valores mais nobres.

indoctrination

2 thoughts on “Empreendedorismo para bebés

  1. Mas por que raio um “empreendedor” não tem valores nobres? Não percebo a relação…
    Acho que o empreendedor é alguém que arrisca, que trabalha pelos seus objectivos, que procura ultrapassar os obstáculos que lhe aparecem à frente e que não fica estático à espera que as coisas lhe caiam do céu. Sinceramente, acho que estas caracteristicas se estimulam e quanto mais cedo melhor… tenho filhos e é isso que tento transmitir-lhes todos os dias!!! Faz-me todo o sentido!

    • Não tenho grande coisa a opor à sua definição. Daí ter dito que o próprio conceito de empreendedorismo é bastante discutível e subjectivo, cuja ambiguidade me preveniu de o abordar aqui. Aliás, eu poderia argumentar que a cada dia que os trabalhadores e os jovens saem à rua, batalhando contra as políticas que lhes destroem a vida, dão mostras de empreendedorismo, ou não é verdade?

      Agora, sejamos claros: no contexto do pensamento liberal, isso não é empreendedorismo. Para um liberal, trata-se de um termo vazio, que diz tudo e não diz nada, atrás do qual se esconde, por exemplo, o carácter económico-político de problemas como o desemprego, como se este não derivasse de crises conjunturais e estruturais do sistema capitalista e de determinadas decisões políticas. Como se o “empreendedorismo” individual só por si resolvesse o problema. Passa, portanto, a batata quente para cada um de nós, desresponsabilizando as grandes empresas e os governos. Ilude-nos com a utopia de uma sociedade de patrões sem trabalhadores. O Miguel Tiago escreveu um pequeno texto sobre isso no Império Bárbaro, o qual recomendo: http://imperiobarbaro.blogspot.fi/2012/02/capitalismo-para-totos-iii-um.html

      Por outro lado, o termo enquadra princípios idiossincráticos da sociedade moderna: a competição, o individualismo, a ética do interesse e a reificação das relações humanas, por exemplo. São princípios que eu combato não somente no domínio político, mas também no domínio moral. É a tal sociedade dog-eat-dog que eu falo. Formatar crianças nestes valores, para mim, é moralmente errado. Da mesma forma que penso que a configuração da nossa sociedade chegou a um estado de decadência tal que não quero que os meus filhos a enfrentem com as armas que ela lhes fornece. Quero que sejam superiores a ela, no bom sentido da expressão. Quero que carreguem os germes de uma outra sociedade, imbuída de valores diametralmente opostos. Apenas assim ultrapassaremos o caos no qual nos encontramos envolvidos e alcançaremos algum equilíbrio nas nossas vidas.
      Enfim, talvez também isto se possa qualificar de “empreendedorismo”, ironicamente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s