Daqui a muitos anos, quando o pesadelo sionista tiver sido extirpado da Palestina, iremos voltar a ver imagens como esta e os defensores do “direito à autodefesa” de Israel deverão carregar o estigma da vergonha

Terá cedido o Sentidos Distintos a um discurso sensacionalista? Talvez. Vivo de consciência tranquila com isso, de qualquer forma. Já o mesmo não se pode dizer dos que até agora têm retratado o massacre de Gaza como uma “guerra” entre dois “agressores”. Aqueles que reiteram o direito do sionismo à “autodefesa” e demonizam a resistência palestiniana com o epíteto de terrorista. Aqueles que obviam a uma condenação clara do massacre sionista, mas não hesitam em condenar os rockets da resistência palestiniana.

Eu não concedo nenhum direito de Israel à autodefesa. Israel é uma colónia e uma colónia não pode defender o que nunca foi seu. Os palestinianos não fizeram outra coisa ao longo das últimas décadas senão defender o que é seu, seja sob a direção da OLP ou do Hamas. 

Obviamente que 60 anos de ocupação sionista criaram uma identidade israelita, uma “nação” israelita, se assim lhe podemos chamar. Mas caso os israelitas queiram viver em paz na Palestina, terão de abdicar dos seus privilégios de colonos, do seu estado ultra-militarizado, conceder o direito de retorno aos refugiados palestinianos – desde a Nakba de 1948 até agora – e aceitar viver como uma minoria num estado democrático, aconfessional e não-racista. Afinal, estados binacionais não são nada de propriamente inédito, ou estou errado?

Foto retirada do grupo Facebook da Comunidade Palestiniana da Finlândia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s