É um negócio da China

Se ainda alguém precisava de prova, aí está o modelo de “desenvolvimento” para Portugal. O empobrecimento generalizado por via da redução dos salários e do aumento de impostos sobre os rendimentos do trabalho. Auxiliado por níveis agravados de precariedade laboral e um desemprego estrutural a exercer pressão sobre os salários num sentido negativo, como já notou a Sofia. O poder de compra interno é extremamente diminuído, mas não há grande problema, pois as empresas que produzam bens passíveis de exportação terão seu IRC reduzido. Taxa-se o Trabalho, poupa-se o Capital. Haverá política de classe mais descarada?

Portanto, é uma espécie de “modelo chinês” mas num país desindustrializado, dependente do investimento estrangeiro, cuja parca produção seria destinada à exportação, com o sector dos serviços, como o turismo, a manter a sua importância no esquema económico delineado há anos pela UE. Entretanto, esta estratégia permite ainda minguar as funções sociais do estado, viabilizando a continuação do banquete da banca privada à custa do serviço da dívida pública. Portugal transformar-se-á numa semi-colónia, num espaço de investimento e lazer para capitalistas nórdicos e centro-europeus, com o devido apoio da burguesia nacional, que também toma a respectiva parte neste roubo.

O espaço reservado para nós nesta trágica peça é o de serviçais, produzindo alguns bens transaccionáveis ao passo que servimos whisky e damos massagens nos pés de obesos banqueiros alemães.

É esta a Europa do Capital. Ser “europeísta” nas circunstâncias actuais implica ser convictamente “anti-europeísta”, ou seja, combater determinadamente a Europa do Capital, labutando por uma Europa dos Povos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s