Um partido que cheira a mofo

Em apenas um fim-de-semana, o PSD atingiu os píncaros do descaramento e da mais elementar falta de vergonha. Primeiro, com a execrável imagem que serviu de capa a uma moção da JSD no congresso do partido. Depois, com o estupro da herança de Zeca Afonso, em benefício da teatralizada entronização de Passos Coelho.

No entanto, há algumas coisas que ficam mais claras.

O PSD está ciente, por um lado, de que o protesto começa a fazer parte do quotidiano luso, como resposta de uma nação às exigências de capatazes cada vez mais austeros. Daí a distorção do discurso sindical veiculada na imagem da JSD. Por outro lado, torna-se notório que a sociedade, ou melhor, a maior parte dela, gira à esquerda. Por vezes, bem mais à esquerda do que as suas direções partidárias e sindicais, tentando o PSD apropriar-se de um dos ícones da esquerda e da própria democracia, Zeca Afonso.

Porém, há ainda outra conclusão que se impõe.

O PSD está consciente de uma das suas fraquezas crónicas: o cheiro a mofo que o próprio partido exala. Um partido que nunca se reconciliou com a Revolução de Abril e com os ideais socialistas que a enformavam. Um partido que fede a 25 de Novembro ou, pior ainda, a 24 de Abril marcelista. A praxis política do presente governo assim o demonstra e essa é uma das principais vulnerabilidades do PSD.

O roubo de Zeca Afonso é apenas uma desajeitadíssima tentativa de tapar o cripto-salazarismo do partido com uma peneira progressista.

Não foi bem-sucedida, valha a verdade.

One thought on “Um partido que cheira a mofo

  1. Pingback: Alerta! Tolerância zero com a democracia! | Sentidos Distintos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s