O que é um direito “adquirido”?

O Miguel Cardina já bateu suficientemente no ceguinho, mas, ainda assim, o cartaz da JSD fez-me ponderar (ao menos, para alguma coisa serve): afinal, segundo a retórica desta gente, o que é um direito “adquirido”? É que, pelo que me parece, todos os direitos foram adquiridos. O direito à liberdade de expressão, por exemplo, que me possibilita gastar algum tempo a escrever estas linhas, foi “adquirido” numa data que muitos jotinhas gostariam de apagar do calendário de efemérides, a par das que já o foram anteriormente: o 25 de Abril.

Ser-nos-á permitido concluir que a JSD é contra os direitos, tão simplesmente?

Enfim, falar em “empreendedorismo” enquanto as PME’s são afogadas numa taxa de IVA altíssima e quando a banca fecha veementemente o acesso ao crédito, só podia vir da cabecinha distorcida de um jotinha de Cascais. Falar em “flexibilidade laboral”, ao passo que todos nós temos de trabalhar para (sobre) viver e sujeitar-nos a uma precariedade galopante para conseguir trabalhar, é algo que só pode ser concebido por um chefe de uma grande empresa ou respectivo filho. Falar em “oportunidades para todos” quando o desemprego chega aos 15%, é algo que só pode ser imaginado por alguém que nunca teve de procurar um trabalho na vida e espera que as futuras oportunidades lhe sejam proporcionadas pelo cartão partidário.
 
Da minha parte, vivo num país onde, a despeito de não poucas tentativas de liberalização, o mercado laboral ainda é “fechado”. Garanto-vos, nem eu nem nenhum trabalhador aqui deseja as “novas soluções” preconizadas pelos jotinhas. E não, não vivo na Coreia do Norte nem em Cuba. Vivo num desses países da Escandinávia, bastante subdesenvolvidos, como toda a gente sabe, sem dúvida graças ao seu mercado laboral fechado e obeso Estado Social.
 

2 thoughts on “O que é um direito “adquirido”?

  1. Pingback: Imagem do dia - Page 3420

  2. Pingback: Um partido que cheira a mofo | Sentidos Distintos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s