Notas e notícias da semana

Foi uma semana particularmente complicada, que não me permitiu ler tantas notícias como desejaria. Fiel à minha pretensão de manter uma periodicidade semanal para esta rubrica, aqui ficam umas notas:

1) Televisão Digital Terrestre – Até agora, ignorava as consequências reais que o estabelecimento da TDT iria acarretar. Esta intervenção de Bruno Dias, deputado comunista na Assembleia da República, relevou, a meu ver, dois pontos fundamentais: a ausência de qualquer progresso verificável ao nível do serviço televisivo em Portugal, a par dos lucros maravilhosos que a TDT levará aos bolsos da PT.

2) Alexandre Soares dos Santos – A notícia que merece um maior enfoque, por tudo o que ela representa. A transferência do capital da família Soares dos Santos para uma sociedade sediada na Holanda demonstra que os capitalistas são os verdadeiros apátridas. A alta-burguesia está a borrifar-se para o solo que pisa, ignora qualquer marca colectiva identitária e cospe sobre qualquer Estado-Nação que não cumpra integralmente os seus interesses de classe. Ao mínimo agravamento fiscal, o mais “patriota” dos burgueses foge direitinho para o paraíso fiscal mais próximo. A única classe que pode ser portadora de uma política verdadeiramente patriótica ou, por outras, palavras, soberana, é a classe trabalhadora. Assim, às medidas já por mim apontadas, deve aduzir-se o confisco imediato das fortunas que intentem fugir do território português.

Por outro lado, esta situação demonstra que a erradicação dos paraísos fiscais, para prevenir a concentração de capital e promover uma maior redistribuição da riqueza, deve ser concertada a nível europeu. O respeito pela soberania e pela auto-determinação dos povos europeus só pode ser conseguida através de uma Europa fraterna e socialista. A do Capital já deu o que tinha a dar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s