Badamerkel

Porque é mais fácil condenar populações inteiras do que cortar os cordéis aos grandes financeiros, a nossa amiga Angela retornou uma tirada de génio: que tal destituir os países da sua soberania em caso de incumprimento?

Quem está atento às deambulações deste blog saberá já do assalto neoliberal que devastou a Grécia. Terá também sabido do papel preponderante do imperialismo capitalista da Alemanha na manutenção e agravamento da crise económica grega.

Não saberá, se calhar, é da mui irónica situação económica dos nossos amigos germânicos. Como já foi discutido em outros tascos, a dívida alemã não se recomenda a ninguém. Então… poderemos interpretar as declarações de Merkel como um indício de capitulação alemã à vontade da UE? Como é que um país à beira do incumprimento propõe a perda de soberania aos outros? Que legitimidade há nisto?

Simples, por acaso, é esta situação de se perceber: pois o governo alemão investiu muito na crise dos periféricos. Há muito dinheiro apostado no crescimento económico da Grécia que irá pelo ralo se esta fizer o que tem de ser feito e isso assusta muito a nossa chanceler. Daí que, perante este medo, Merkel proponha tomar conta da Grécia – só durante alguns tempos, até a Alemanha achar que os gregos já se estão a portar bem – já que, de outra forma, não há mentira que segure o neoliberalismo da sua agenda. E fá-lo, orgulhosa, esquecendo completamente que isso implicaria a perda de soberania do seu próprio país e mostrando por isso a verdadeira cegueira que o capital traz quando não é remetido à jaula onde o podemos controlar.

Os alemães, por sua vez, vão ganhando alguma consciência e já viraram um pouco mais à esquerda. Na França a coisa também vai ganhando alguma forma. Como reagirá Merkel a isso?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s