Crónicas da Beira Interior – Como o Estado Social enfraquece a Religião

Como beirão orgulhoso que sou, resolvi criar uma “rubrica” específica, no seio do Sentidos Distintos, consagrada aos assuntos particulares da minha querida Beira Interior. Por outras palavras, sempre que me der na real gana falar da Beira, fá-lo-ei. Não que o não pudesse fazer previamente, mas resolvi aplicar-lhe um nome pomposo, digno da majestade dos nossos Montes Hermínios.Os media livres servem para isso, ou não?

Ora, o assunto de hoje, abordado de forma passageira, será o clericalismo endémico e a imensa influência da Igreja Católica na Beira Interior. Afunilando ainda mais a temática, escolhi a Santa Casa da Misericórdia como alvo desta reflexão passada a escrito. Esta instituição católica possui praticamente o monopólio de assistência social na minha singela vila, nomeadamente, no sector dos serviços pré-escolares e assistência a idosos. A meu ver, isto é um descalabro e fruto da desresponsabilização estatal em sectores que deveriam estar sob a alçada do poder público, de modo a promover a universalidade e gratuitidade destes serviços básicos, além de prevenirmos o enriquecimento alheio à sombra da caridade social. No entanto, este contexto fornece-nos um exemplo de como a luta contra o obscurantismo religioso deve permanecer no campo da luta política, como já alguém disse.

Concretizemos: no caso particular de muitas vilas e aldeias espalhadas por esse interior esquecido e ostracizado, levantar a bandeira do Estado Social e dos serviços públicos equivale a dar uma valente machadada nos proventos de instituições católicas cuja opulência escapa às consequências de qualquer crise.

2 thoughts on “Crónicas da Beira Interior – Como o Estado Social enfraquece a Religião

  1. Pingback: Vamos fazer caridadezinha | Sentidos Distintos

  2. Pingback: Se o interesse dos trabalhadores é grupal, de classe, o dos banqueiros é …….. nacional? | Sentidos Distintos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s